O teste ergométrico é um exame que avalia o paciente durante o esforço físico numa esteira rolante. A exposição ao esforço físico permite que se avalie do grau de condicionamento físico e o comportamento do sistema cardiovascular no esforço.
Algumas doenças manifestam-se durante ou logo após a realização de exercícios. Muitas alterações cardíacas são exacerbadas ou às vezes atenuadas pela atividade física.
Durante o teste ergométrico o médico acompanha a pressão arterial, freqüência cardíaca e o traçado eletrocardiográfico, podendo observar o aparecimento de alterações que auxiliam no diagnóstico e comportamento de doenças,
Além disso o grau de esforço atingido e o desempenho do coração e da pressão arterial revelam a capacidade física do indivíduo, servindo como orientação para realização de exercícios físicos.
São indicações para realização deste exame:
- Prescrição de exercícios e acompanhamento de condicionamento físico;
- Rastreamento doença coronariana em pacientes assintomáticos;
- Avaliação de dor torácica;
- Avaliação e diagnóstico de arritmias cardíacas;
- Avaliação de hipertensão arterial;
- Avaliação da terapêutica utilizada para tratamento de arritmia, hipertensão, insuficiência cardíaca ou coronariopatia.
O exame é realizado sobre uma esteira e para sua realização, eletrodos são colocados no tórax do paciente e posteriormente conectados a fios que se ligarão ao computador. Enquanto o exame é realizado são registrados continuamente os batimentos cardíacos pelo eletrocardiograma, e o médico mede frequentemente a pressão arterial do paciente.
A esteira começa com velocidade lenta e pequena inclinação, que vai gradualmente aumentando. O exame poderá ser interrompido a qualquer momento a pedido do paciente ou de acordo com critério do médico.
Orientações para o exame:
- Não é necessário jejum, mas recomenda-se apenas refeições leves nas 3 horas que antecedem a realização do exame;
- Não fazer atividade física intensa e prolongada no dia do exame: musculação, corridas, participar de treinos de esportes;
- Homens devem usar tênis e bermuda e fazer a raspagem de pêlos do tórax;
- Mulheres devem usar top ou sutiã; não usar saia ou vestido;
- Trazer nome dos medicamentos de uso diário;
- Tomar todas as medicações de uso regular, inclusive no dia do exame, a não ser que seu cardiologista tenha solicitado durante a consulta a suspensão de alguma medicação;
- Trazer exames cardiológicos já realizados: eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, cintilografia miocárdica ou cateterismo.